Blog

Experht

Não planeje sua demissão, planeje sua carreira

 “Fui demitido e estou muito feliz!”

Pode parecer loucura ouvir isso diante de todas as dificuldades políticas e econômicas que o Brasil está enfrentando, mas foi o que ouvi de um amigo horas depois de sua demissão na última semana.

Para muitos pode ser paradoxo, pois a demissão muitas vezes é desesperadora e até mesmo dolorida. Mas, neste caso a felicidade do meu amigo tem completo sentido, afinal ele estava preparado para isso e agora tinha nas mãos a oportunidade de galgar sua carreira em algo novo.

Isso não significa que ele simplesmente deu as costas para a empresa e planejou sua saída triunfante pela porta da frente, muito pelo contrário, ele apenas preparou sua carreira para mudanças, estava seguro com relação ao mercado e sabia que poderia avançar profissionalmente dentro ou fora da empresa.

Mudar é natural e preciso

Estar preparado para mudanças é o primeiro passo para enfrentá-las, mesmo que elas aconteçam inesperadamente.

Em nosso post mais recente, em que tratamos das Habilidades que vão garantir o seu emprego nos próximos anos, citamos algumas das características que serão valorizadas pelas corporações em um futuro próximo, e é o desenvolvimento dessas habilidades que garantirão segurança para lidar com esse tipo de situação, com as mudanças que estão por vir e até mesmo, com a temida demissão.

Seja por corte de custos, mudanças na diretoria ou algum motivo que vai além do seu controle, a demissão é uma realidade possível em qualquer posição ou empresa.

E para garantir que essa transição seja o mais tranquila possível, é preciso adaptar-se às novas demandas do mercado, conhecer as suas forças e não deixar de investir na sua carreira a longo prazo.

O mercado valoriza profissionais adaptáveis, curiosos e que buscam reinventar-se de acordo com as necessidades e novidades do mercado, em âmbito tecnológico ou de gestão. É esse perfil que garante que, mesmo após uma demissão, o profissional sinta-se encorajado e capaz para conquistar novas posições.

Além disso, com os modelos de trabalho que estão surgindo, é natural que você tenha cada vez mais espaço para inovar, fazer diferente e se destacar em sua área de atuação.

Estar preparado para as oportunidades dentro ou fora da empresa exige planejamento de carreira. Com metas e objetivos bem traçados, constante aperfeiçoamento, autoconhecimento de suas forças e fraquezas e inteligência emocional em dia, se recolocar no mercado de maneira não traumática e aberta a horizontes promissores é algo completamente possível.

Se você foi demitido ou simplesmente pretende sair do seu trabalho nos próximos meses, a dica é: planeje-se! Organize seu tempo, dinheiro e contatos. E se você não foi e nem pretende ser demitido, a dica é a mesma.

Esteja disposto a ir a fundo para descobrir suas potencialidades, busque ajuda, referências e prepare-se para iniciar um novo ciclo diante das mudanças. Talvez a oportunidade que você espera, esteja onde você menos imagina.