BLOG

EXPERHT

Conheça mais sobre a Linguagem Lua

Quando falamos sobre linguagens de programação é comum nos depararmos com diferentes nomes e diferentes tipos de linguagens, cada uma com uso mais específico que a outra, não é nada difícil ficar perdido nisso tudo, principalmente quando se está começando. Que tal focarmos em uma específica por agora? A Linguagem Lua.

Sim, existe uma linguagem de programação chamada Lua e ela é brasileira, despertou curiosidade? Então vem comigo que é sobre o que vamos falar aqui.

Criada em 1993 por uma equipe de desenvolvedores da PUC-Rio chamada Tecgraf, o objetivo inicial é a implementação em um projeto da Petrobrás. Mas por conta da sua clareza, eficiência e por ser fácil de aprender, passou a ser usada pelos diversos ramos da programação, incluindo no desenvolvimento de jogos eletrônicos e robótica.

Sua notoriedade é impressionante, marcando presença no desenvolvimento de World of Warcraft, um RPG online produzido pela Blizzard e lançado em 2004, um dos jogos de computador mais populares do mundo, e ele não é o único destaque que utiliza da Lua, outros exemplos são: Angry Birds, Ragnarok Online e até mesmo o favorito de milhões de crianças, Roblox.

Nossa conterrânea também marca presença no Adobe Lightroom, um dos programas mais usados na edição de fotografias, e no software Celestia, um programa de astronomia usado pela NASA em suas campanhas educacionais no início dos anos 2000.

Vale dizer que a Lua se destaca como a única linguagem de programação criada em um país subdesenvolvido a ganhar destaque mundial, além de ser uma linguagem de programação em código aberto, podendo ser utilizada para quaisquer propósitos.

E aí, você já sabia da existência da nossa notória conterrânea? O que achou de aprender mais sobre ela?