BLOG

EXPERHT

Dicas de Hardware

Seja bem vindo as Dicas de hardware: É comum que, ao longo do tempo e com novas atualizações nos sistemas operacionais e softwares, seja percebida uma certa lentidão em nossos computadores, nesses momentos pode-se pensar que deve substituir todo o computador, mas nem sempre é o caso, às vezes a lentidão pode ser resolvida com a troca de alguma peça simples.

Por isso trago algumas dicas de como a troca de alguns componentes pode melhorar o funcionamento do computador pessoal.

Dica de hardware – Memória RAM:

Quando falamos de melhoria de hardware, o mais comum é a recomendação do acréscimo de memória RAM, essa memória é responsável por manter os dados temporários armazenados para acesso rápido, uma das consequências mais comuns da falta de RAM pode ser vista ao utilizar uma grande quantidade de abas no navegador, se seu computador tem pouca memória, é comum se deparar com uma aba antiga precisando carregar novamente ao acessá-la.

  1. Atualmente, apesar de ser comum a existência de computadores com configuração de 4GB de memória, o mínimo recomendado para uso comum é 8GB, se você utiliza softwares mais pesados, a recomendação sobe para 16 a 32GB;
  2. Outra dica é configurar a memória em Dual-Channel, quando elas são instaladas mantendo um espaço de memória vago entre elas, isso faz com que elas se comuniquem melhor entre si e desempenhem com muito mais velocidade.

Armazenamento Interno:

Um problema recente dos sistemas operacionais atuais, como Windows 10 e 11, é que há um constante tráfego de dados acontecendo, e esse tráfego pode causar uma certa lentidão quando o usuário tenta acessar seus arquivos pessoais caso seu computador utilize um HD, um Disco Rígido mecânico, isso porque o HD depende de movimento físico para realizar a leitura de dados e esse acesso é limitado pela rotação máxima dos discos internos.

  1. A primeira recomendação é a realização da desfragmentação de disco ao menos uma vez a cada dois meses, isso porque a desfragmentação organiza os arquivos com mais proximidade, facilitando a busca no HD;
  2. A segunda recomendação é que seja feita a troca para um SSD, o Solid State Drive é um método de armazenamento digital cuja velocidade é limitada pela capacidade dos chips internos que armazenam os dados, tendo uma velocidade de leitura e escrita muito rápida. É importante se atentar que, diferente do HD, não é recomendado realizar a fragmentação de disco em um SSD, isso porque a constante reescrita de dados prejudica os chips internos ao longo do tempo, por isso a constante desfragmentação prejudica a velocidade do SSD.

Processador:

Quando falamos de entrega de desempenho, o processador do computador é o principal responsável pela comunicação com todos os outros módulos de hardware e por entregar uma experiência responsiva com o sistema, por isso é preciso escolher um bom processador na montagem de um computador:

  1. Existem duas marcas de processador voltados para computadores, a Intel e a AMD, atualmente ambas tem chips de alto desempenho que estão atrelados a placa-mães específicas, cada uma com seu encaixe e suporte para cada geração de computador;
  2. Ao buscar um novo processador, é importante se atentar principalmente para seu ano de lançamento e para a quantidade de núcleos físicos e threads (núcleos lógicos), a maioria dos processadores atuais utilizam uma tecnologia que permite que cada núcleo físico se divida em dois núcleos lógicos, então um CPU Quad-Core com essa tecnologia presente, possui oito núcleos lógicos, na descrição a divisão de núcleos é comumente vista como X/Y, onde X = núcleos físicos e Y = núcleos lógicos, então o Ryzen 5 5600X é um processador da AMD 6/12, com 6 núcleos físicos e 12 núcleos lógicos.

É importante dizer que o objetivo deste texto é introduzir o assunto da melhoria de hardware para pessoas sem experiência, por isso é importante aprofundar nesses temas.

Espero que tenha gostado das dicas e que essas informações possam te ajudar nas suas futuras melhorias e trocas de hardware.

Para mais dicas como esta, clique aqui para voltar ao blog e conferir outras matérias.