BLOG

EXPERHT

Dicas Essenciais para Engajar as Equipes

Ter um time vibrante, atento, disponível, produtivo, foi e sempre será um objetivo comum a toda liderança, seja qual for a empresa ou o negócio. O tema nunca foi tão atual, principalmente por causa de mudanças importantes que vem acontecendo através da tecnologia e das novas formas de se trabalhar. Como promover o engajamento num universo híbrido ou totalmente à distância?

Nesse artigo vamos falar um pouco do que observamos na experiência de atender empresas focadas em tecnologia e que estão formando suas equipes. Se você é um gestor e tem a missão de fazer seu time avançar, acompanhe as ideias a seguir. Aspectos que vamos abordar:

  • Tecnologia e Liderança
  • O Significado do Engajamento
  • Dicas para o Engajar

Tecnologia e Liderança

Internet, realidade virtual, inteligência artificial, cultura de dados, estes temas já pertencem ao seu cotidiano? Talvez ainda não estejam presentes nos processos ou ferramentas que utiliza, mas com total certeza todos nós já utilizamos elementos que pertencem ao universo da tecnologia e ainda que isso pareça distante, acessar meios virtuais com enfoque nas interações sociais, são atividades cada vez mais presentes e necessárias.

É definitiva a ideia da mudança e a velocidade das transformações é cada vez mais intensa. Parece até um pouco maluco, mas atuar em espaços acessíveis por meios tecnológicos, com cenários que simulam a vida real e até com avatares interagindo, isso já é possível.

Claro que soluções deste tipo envolvem conceitos do metaverso e investimento em ferramentas e acessórios (óculos de realidade virtual e luvas sensoriais por exemplo), que nem sempre são acessíveis ou viáveis. De todo modo, são tecnologias existentes e é provável que sua utilização se acelere ainda mais com a necessidade de aproveitar as oportunidades do trabalho híbrido ou 100% online.

Nesse cenário, tecnologia e liderança se transformaram nas principais tendências para ter sucesso na gestão de equipes. Incorporar tecnologia aos métodos e processos de trabalho é mandatório. Ter pessoas que lideram a inserção destes processos e tornam as equipes produtivas, sem dúvida é um diferencial.

Quer ver o crescimento do negócio acontecer? Trabalhe firme, antenado na transformação digital. Instale um mindset de mudança, digitalize processos, ganhe produtividade, tenha ferramentas e parceiros especializados para trabalhar assuntos estratégicos. Além disso tudo, tenha pessoas capazes de conduzir o processo de mudança, profissionais e gestores que conheçam métodos ágeis e que estimulem a equipe a dar o melhor, com foco nos clientes e na criatividade.

Tenha líderes que inspiram e conseguem manter o engajamento dos times. A soma da liderança e da tecnologia é o caminho certeiro na busca de bons resultados.

O Significado do engajamento

Impossível pensar em como manter uma equipe engajada, sem antes pensar no significado e na importância do tema para a liderança dos times.

Agora pensa num tema amplo. Engajamento pode estar relacionado a quase tudo que permeia o comportamento humano. Na filosofia podemos mencionar Sartre, que falava da capacidade humana de responsabilizar-se, de implicar-se sobre um ato. Na educação podemos falar sobre a produtividade de alunos engajados que acabam melhor sucedidos e com bons resultados escolares. No marketing podemos citar a relação entre os usuários e uma marca ou ações de interação entre um usuário e o conteúdo de uma rede social no marketing digital.

De modo geral, dizemos que o engajamento sempre foi importante para determinar o nível de envolvimento das pessoas com o meio em que se inserem.

Pensando nas empresas e no trabalho das equipes não pode ser diferente. Podemos caracterizar pessoas profissionalmente engajadas como aquelas que percebem uma relação clara entre seus objetivos pessoais e os objetivos globais do negócio e que atuam em consonância com seus valores.

Quanto mais clareza sobre valores e aspectos culturais, quanto maior o esforço em comunicar e estabelecer práticas no cotidiano que demonstram a cultura, maior a sensação de pertencimento. É a percepção do valor, aquilo que vemos e ouvimos no dia a dia, que permite formar uma ideia positiva sobre a empresa e construir sentimentos favoráveis ao trabalho. As sensações oriundas dessa relação (acolhimento, atenção, colaboração) é que vão gerar respostas positivas e comportamentos que impulsionam o trabalho.

Cuidado! Aqui cabe um comentário de que o contrário também é verdadeiro, ou seja, não perceber os elementos da cultura organizacional de modo positivo e não estar em conjunção com os valores, certamente vai gerar uma cadeia negativa, em que será difícil observar a contribuição genuína das pessoas, que mesmo quando produtivas e mesmo quando competentes, provavelmente estarão motivadas por recompensas ou elementos externos, mas não se sentirão engajadas com os propósitos da organização.

Daqui concluímos o seguinte: não há empresa produtiva, não há equipe de alta performance, muito menos times de sucesso sem engajamento. Todo empenho em divulgar a cultura organizacional e reforçá-la nas ações e nas práticas é bem-vindo e cada vez mais necessário. A pandemia e a realidade cada vez mais comum do trabalho à distância, evidenciaram prejuízos no nível de engajamento, justamente porque diminuíram as oportunidades de perceber e construir sensações de pertencimento.

O desafio do engajamento é constante. Formar áreas de Comunicação, estabelecer rituais, ter eventos para compartilhar aspectos da cultura organizacional é cada vez mais importante, seja por meios presenciais, seja por meios eletrônicos. Cabe à liderança, exercer seu papel de influência e reforçar estes aspectos, promovendo o engajamento e permitindo a evolução do trabalho.

Dicas para engajar

Quer saber como engajar o seu time?

1 – aproxime-se das pessoas

Em tempos de trabalho à distância, reforçar laços é essencial. Tome por base os valores da empresa e destaque a cultura organizacional, mostre que conhece os aspectos “humanos” (saúde, bem-estar e equilíbrio emocional) tão bem quanto as questões técnicas e tenha um tempo reservado para falar destes aspectos com as pessoas.

2- conheça o potencial

Utilize metodologias de assessment que permitem saber das preferências de cada colaborador, entenda os diferentes perfis que formam a equipe, valorize a complementariedade. É a união das diferenças que promove a colaboração, portanto crie caminhos para que todos possam se expressar.

3- dê feedbacks

Abra espaço para discussão do trabalho, apresente aspectos positivos e pontos de melhoria, estimule a cooperação e o respeito entre as pessoas. Estimule a equipe a pensar em maneiras diferentes de ser melhor a cada dia, permita que possíveis erros se transformem em evolução.

4- Estimule genuinamente a diversidade

Ver o trabalho sob diferentes óticas permite encontrar novos caminhos. Inovação e criatividade são fruto da diversidade, portanto construa uma relação positiva, capaz de respeitar e acolher diferenças. Evite julgamentos vãos, trabalhe (sempre) com empatia e mente aberta.

5- Capacite-se sempre!

Nunca deixe de ampliar o know-how e conhecer melhor a cada dia sua área de atuação. Veja novas tendências, reforce antigos conceitos, saiba como utilizar o melhor de cada aspecto técnico. Seja melhor a cada dia!

6- Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é o principal caminho para fazer o trabalho evoluir. Reconhecer gap’s, entender a sua contribuição, assim como a contribuição de cada um é a chave para dar sentido ao grupo, para promover o engajamento e fazer com que a equipe seja cada vez mais produtiva.

7- acredite nas metodologias ágeis

Fazer uma gestão ágil, que valoriza a aprendizagem, que promove a união dos times em prol do cliente, que tem a visão do negócio, que tem a possibilidade de testar e ajustar as soluções com dinamismo e clareza, tudo isso ajuda a dar a certeza das conquistas, faz as pessoas evoluírem. Invista no conhecimento, estude e aplique novas metodologias. Promova a confiança, o respeito e ganhe credibilidade.

8- não fuja dos temas imprescindíveis para as pessoas

Temas como igualdade de gênero, inclusão, preconceito racial, entre tantos outros, são importantes na vida das pessoas e afetam diretamente o modo como veem a empresa e se conectam com ela. Trate estas questões com sua equipe e identifique caminhos para ajudar a empresa no desafio da igualdade.

Precisa de especialistas para identificar o perfil e as preferências de seu time? Quer entender mais sobre o fit cultural das pessoas em relação aos valores da empresa? Quer conhecer o grau de aderência dos candidatos desde o momento do recrutamento? Desenvolvemos serviços especializados para apoiar o engajamento dos times, com base em ferramentas de assessment e análise de fit cultural, além de processos de Coaching que favorecem o exercício da liderança. Entre em contato conosco e conheça mais.