BLOG

EXPERHT

Conheça mais sobre a linguagem Elixir

Depois de irmos à Lua, que tal falarmos um pouco mais sobre outra linguagem de programação brasileira e que já apresenta grande potencial de uso? A Linguagem Elixir!

Criada em 2012 por José Valim, Elixir é uma linguagem de propósito geral que apresenta como principal característica sua similaridade com o Ruby e seu uso em conjunto com a Máquina Virtual Erlang, onde fornece aplicações distribuídas em tempo real e tolerante a erros. O nome reflete suas características, visto que Elixir significa uma mistura de diversos componentes que são extraídos de fontes diferentes.

Por ser uma linguagem de programação funcional, um de seus pontos fortes é a otimização do uso do hardware para a execução das múltiplas tarefas, fazendo um uso muito mais eficiente dos núcleos do CPU do computador e permitindo a escrita de um código mais curto e uso de comandos explícitos.

Esse tipo de código é o que podemos chamar de programação declarativa, que é quando o objetivo do código é resolver o problema de forma simples, se concentrando no que é necessário para isso. De forma geral, a programação declarativa é mais limpa e concisa, reduzindo, assim, a ocorrência de erros, os famigerados bugs.

Anteriormente falamos da tolerância a erros como uma das principais características da linguagem Elixir, mas o que exatamente isso significa?

Essa particularidade da linguagem diz respeito à tolerância nativa que ela apresenta para os dois principais tipos de erros na programação:

1. Problemas que ocorrem de maneira externa a um aplicativo, como problemas de rede;

2. Problemas internos no código, como dados errados e bugs lógicos (nesses casos, a linguagem age de forma que isola os erros encontrados, evitando que todo o sistema fique inutilizável).

Além disso, a Elixir tem diversas outras características que merecem destaque: sua capacidade de executar diversos processos simultaneamente; a presença de uma sintaxe simplificada que facilita a escrita de um código limpo e simples e favorece a produtividade; além de sua ampliação escalar, que permite que a linguagem apresente uma ampliação escalar, lidando facilmente com muito tráfego sem custos extras para servidores adicionais são exemplo de destaques da linguagem.

Vale dizer que a linguagem se faz presente em empresas como Pinterest e Discord.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a Elixir e suas características únicas?