O que é a Linguagem de programação COBOL?

Linguagem-Cobol-Experht

Enquanto damos nossos passeios conhecendo as mais diversas linguagens de programação, por que não olhamos um pouco ao passado?

Criada em 1959 por um comitê de várias instituições civis e governamentais, o COBOL surgiu com o objetivo de facilitar o controle de negócios, podendo ser utilizada em diversos computadores, é uma das linguagens de programação mais antigas, detendo mais de 60 anos de história e ainda assim se mantém relevante em alguns aspectos.

Uma abreviação de Common Business Oriented Language (linguagem orientada a negócios padrão – em tradução livre), o COBOL é uma linguagem de programação de alto nível voltada para o mercado corporativo, como vemos em seu nome.

Foi implementada por um comitê chamado de CODASYL a fim de facilitar o processamento de dados financeiros, tornando-a a primeira linguagem de alto nível utilizada de forma ampla no mercado, especialmente em sistemas mainframe.

É evidente que uma linguagem jurássica cairia em desuso ao longo dos anos, mas ainda assim recebeu atualizações voltadas para sua portabilidade e utilização em sistemas mais modernos, como Linux, Windows, .NET e Cloud.

Um dos pontos mais impressionantes do COBOL é sua robustez na capacidade de lidar com bugs, oferecendo diversas ferramentas para realização de debug e testes de erros, facilitando a escrita de um código extenso pela pessoa desenvolvedora. Outra característica interessante é sua simplicidade, inicialmente criada a fim de ser uma linguagem simples e direta, apresenta um escopo de função limitado em decorrência disso.

Por muito tempo foi exclusivamente uma linguagem que segue o paradigma estruturado, com programas escritos em estruturas lineares simples de subrotinas, iterações e funções. Entretanto, em 2002 foi lançada uma versão do COBOL orientada a objetos, aumentando sua versatilidade.

Apesar dessas atualizações, atualmente o COBOL tem sua utilização focada na preservação de sistemas legado, mantendo-os ativos ou migrando-os para outra linguagem, mantendo sua história registrada dessa forma.

Você já tinha conhecimento sobre uma das primeiras linguagens de programação?

Para mais dicas e conteúdos como este, clique aqui para voltar ao blog e conferir outras matérias.

Picture of Author: Rocken
Author: Rocken

Sociosqu conubia dis malesuada volutpat feugiat urna tortor vehicula adipiscing cubilia. Pede montes cras porttitor habitasse mollis nostra malesuada volutpat letius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.