O método Scrum tem se popularizado entre equipes de desenvolvimento, mas você sabe o que é essa metodologia?
Criada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Scrum se trata de uma metodologia de gerenciamento de projetos ágeis a fim de orientar o trabalho de equipes pequenas e multidisciplinares com foco em resultados inteligentes e que se alinhem às demandas, posicionando a empresa em um ritmo que permite uma entrega mais constante de novidades, além de ampliar o alinhamento de expectativas entre os participantes do projeto.
A principal função do Scrum é o gerenciamento de atividades complexas, auxiliando gestores e equipes a trabalharem dentro do prazo estipulado e com orçamentos predeterminados. O modelo tem sido adotado em diversas empresas por conta da sua alta performance na condução das equipes de trabalho, esse gerenciamento das equipes acaba por entregar uma redução na ocorrência de erros e inconsistências, além de prevenir adiamentos na entrega de produtos ou serviços.
E por que funciona? A explicação de sua assertividade está em sua estruturação, baseada em um cronograma ágil, e na divisão das etapas do projeto em fases com duração de até quatro semanas, caracterizado como um processo interativo de desenvolvimento, chamado de Sprint.
O que é Sprint?
Simplificando, Sprint seria cada etapa dentro de um projeto que utiliza o método Scrum, com um espaço de tempo determinado para cada fase, com uma variação comum de duas a quatro semanas. O Sprint é um dos pontos chaves dessa metodologia por se tratar do momento em que os eventos dos projetos serão discutidos, debatendo sobre seus avanços e impedimentos a fim de obter melhores soluções para atingir o produto final.
Dentro dos sprints devem estar inseridos direcionamentos e um conjunto de requisitos básicos que serão seguidos pelos desenvolvedores do projeto. Traçar metas é imprescindível, uma vez que essa prática impõe um ritmo acelerado de execução, trazendo mais engajamento e produtividade a todos aqueles que estão atuando na atividade.
Curiosidade:
Após o lançamento de Resident Evil 6 (2012), a CAPCOM (empresa japonesa dona da franquia) enfrentava uma grande insegurança na popularidade de seus jogos no ocidente, por conta disso, o desenvolvimento do sucessor da franquia, Resident Evil VII (2017) contou com uma equipe e um orçamento muito mais limitado. Durante a fase inicial de desenvolvimento do jogo, a equipe decidiu fazer uso da metodologia Scrum para a organização de todas as fases da criação do jogo, desde direção de arte ao desenvolvimento de um novo motor gráfico, e foi por conta do uso da metodologia Scrum que essa pequena equipe conseguiu criar a base do jogo e um motor gráfico próprio da empresa.
E você, sabia que o Scrum poderia ser aplicado de tantas maneiras diferentes?
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