Você já ouviu falar sobre JAMstack?

Jamstack-Experht

Tratando-se de uma nova abordagem para o desenvolvimento de aplicações Web front-end, a arquitetura de desenvolvimento JAMstack permite a criação de websites e aplicações web mais responsivas e rápidas com um escalonamento fácil e mais seguros.

JAM é uma sigla para JavaScript, API, Markup (linguagem de marcação, popular HTML), enquanto Stack significa “empilhar”, o JAMstack apresenta como principal funcionalidade o desenvolvimento de um site estático de resposta rápida por alocar boa parte do seu conteúdo em cache, reforçando, assim, sua segurança por só se comunicar com o servidor back-end quando necessário.

Enquanto sites que utilizam um servidor back-end tradicional, como WordPress, Laravel ou Rails,  geram uma resposta para cada vez que um usuário requisita uma nova página, os sites JAMstack têm todas as suas páginas pré-renderizadas antes de serem publicadas e podem ser entregues diretamente de uma Content Delivery Network (CDN), assim como é feito com imagens, vídeos e outros arquivos estáticos.

Uma das vantagens de utilizar esta arquitetura é sua performance. Como o frontend é pré-renderizado antes da publicação e estes arquivos normalmente são servidos direto de uma CDN, o tempo de resposta de um site JAMstack tende a ser muito baixo, com o JavaScript utilizado em cada página sendo altamente otimizado, o CSS também é reduzido para o mínimo necessário.

Também é notável a escalabilidade dessa arquitetura como citada anteriormente. Enquanto sites tradicionais baseados em um servidor dinâmico dependem de diversas camadas de cache para realizar a entrega das páginas com rapidez em momentos de estresse no tráfego, sites construídos em JAMstack já passaram pelo processo de pré-renderização, mantendo todo o seu conteúdo em fácil acesso. Também não é necessária a criação de lógicas complexas de invalidação de cache, já que a arquitetura e os geradores estáticos tomam conta disto por você.

Vale notar também o nível mais alto de segurança que se faz presente nessa arquitetura, visto que não há comunicação constante com o servidor back-end, dificultando o acesso de agentes nocivos aos bancos de dados do servidor e às informações do usuário.

E aí, você já tinha ouvido falar em JAMstack? E em outras arquiteturas de desenvolvimento?

Para mais dicas e conteúdos como este, clique aqui para voltar ao blog e conferir outras matérias.

Picture of Author: Rocken
Author: Rocken

Sociosqu conubia dis malesuada volutpat feugiat urna tortor vehicula adipiscing cubilia. Pede montes cras porttitor habitasse mollis nostra malesuada volutpat letius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.